quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SAIBA QUAIS AS MELHORES FRUTAS QUE COM FIBRAS AJUDAM A EMAGRECER

Que as frutas são alimentos saudáveis não é nenhuma novidade, mas elas vão além: também contribuem para o emagrecimento. O motivo? Muito ricas em fibras, fazem com que o organismo passe mais tempo para digeri-las, dando a sensação de saciedade prolongada: "A recomendação é consumir de três a cinco porções de frutas por dia, sempre variando porque cada uma dá um nutriente diferente", afirma a coordenadora do curso de nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Fabrícia Padilha.

Frutas como banana, laranja e maçã são exemplos das que têm maior quantidade de fibra em sua composição. Segundo Fabrícia, é importante que a laranja seja consumida com o bagaço e a maçã com a casca, por exemplo. "É onde está concentrada a maior parte das fibras. Tem gente que mastiga o bagaço e joga fora. Isso não vai dar à pessoa a saciedade adequada", explica. A nutricionista também lembra que os sucos, apesar de saudáveis, desprezam a fibra: "O suco de laranja não vai dar a mesma quantidade de nutrientes do que comer a fruta in natura, não transformada."



A estudante Ana Carla Santiago, 18 anos, gosta muito de frutas e sabe da importância do alimento para o organismo: "Já que eu não faço exercícios, tento balancer, ter uma alimentação saudável". Ela costuma consumir in natura e, às vezes, adiciona granola na banana, por exemplo. O alimento faz parte de seu café da manhã, lanche, e, às vezes, jantar.

Por ter histórico de diabetes e colesterol alto na família, Ana Carla procura ter mais cuidado com o que consome: "Qualquer fruta que me der, eu como. Gosto de pera, laranja, abacaxi".

A pera, o abacaxi e o abacate são outros exemplos de frutas com grande quantidade de fibras. O abacate, inclusive, é "mal interpretado" pelas pessoas, que dizem que engorda."Realmente é calórico, mas vai depender da forma que ela é consumida. Às vezes, a pessoa faz uma vitamina, adiciona leite, açúcar, então não pode culpar o abacate", explica. Segundo ela, a fruta é muito nutritiva e possui a "gordura boa", polinsaturada.

Mesmo nutritivas, há quem fique com fome após consumir frutas na hora do lanche, por exemplo. "É uma questão de se adequar. Tem gente que é acostumado a comer alimentos mais gordurosos, uma coxinha com refrigerante, por exemplo. Se ela está passando por uma reeducação alimentar e come uma fruta, vai ficar com fome porque o organismo não está acostumado", observa. A recomendação é que os horários das refeições sejam respeitados, com intervalo de três em três horas.

Também é possível que o metabolismo da pessoa seja acelerado, o que vai fazer com que a fruta seja digerida rápido. "É possível saciar a fome com uma proteína, comer a fruta com um iogurte light. Nesse caso, a proteína fará com que a absorção do açúcar aconteça de forma mais lenta, então a energia vai durar mais no sangue."

Outro cuidado é não se exercitar sem se alimentar. A orientação é que, uma hora antes do exercício, a fruta seja associada com um carboidrato saudável. Muitos não sabem mas sementes e cereais como linhaça, aveia e granola também estão no grupo de carboidratos e podem fazer parte dessa combinação. Caso o lanche seja feito meia hora antes do exercício, pode-se comer uma fruta com iogurte ou suco.

Matéria original: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário